Missão

A Agência tem por objecto o desenvolvimento e a promoção do Barlavento do Algarve, através da elaboração de estudos e projectos, do desenvolvimento turístico e de acções destinadas a contribuir para a introdução de factores de correcção e modernização social, cultural, desportiva e económica do seu perímetro, constituindo-se como agente dinamizador de novas e de incremento das actuais actividades.

Objectivos

  • Conceber e desenvolver programas, projectos e acções que envolvam parcerias entre empresas, instituições públicas e privadas tendo em vista um desenvolvimento harmónico e integrado;
  • Promover actividades que sejam susceptíveis de contribuir para a elevação do nível de emprego, a melhoria da qualidade de vida e ambiental e a inovação tecnológica;
  • Promover a imagem do Barlavento do Algarve, nacional e internacionalmente, revelando as suas potencialidades e incentivando ao crescimento;
  • Fomentar e apoiar a criação de novas empresas e demais organizações, bem como participar no processo de recuperação de empresas e outras organizações em dificuldade, em sectores relativamente aos quais existam tradição e vantagens comparativas e onde estejam subjacentes processos de inovação tecnológica;
  • Incentivar a modernização do tecido industrial e empresarial, através de acções de divulgação de novas tecnologias e fomento da sua transferência;
  • Fomentar a fixação de pequenas empresas industriais e de serviços de proximidade local, na área social, cultural, desportiva e económica, através de acções específicas para o efeito;
  • Fomentar acções que permitam a promoção e recuperação do património artístico, cultural, histórico e ambiental do Barlavento do Algarve.
  • Promover, realizar ou patrocinar acções de educação e formação profissional;
  • Promoção de infra-estruturas e equipamentos colectivos;
  • Apoiar projectos de investigação e inovação com vista à criação de uma cultura empresarial de excelência, fomentando as ligações a Universidades, empresas e outras organizações, facilitando a introdução e divulgação de novas tecnologias;
  • Promover e divulgar acontecimentos económicos, sociais, culturais e desportivos;
  • Concepção, edição, orientação e gestão de sistemas de informação de conteúdo económico-social de âmbito territorial;
  • Cooperação com entidades públicas e privadas que desenvolvam actividades de interesse para os fins e objectivos da Agência;
  • Promover acções e programas de promoção turística, nacional e internacional, nomeadamente através da contratualização com entidades públicas e privadas.